quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jesus, Moisés e Elias


Mt 17,1-9

Seis dias depois, Jesus foi para um monte alto, levando consigo somente Pedro e os irmãos Tiago e João. Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar: o seu rosto ficou brilhante como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. E os três discípulos viram Moisés e Elias conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus: - Como é bom estarmos aqui, Senhor! Se o senhor quiser, eu armarei três barracas neste lugar: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias. Enquanto Pedro estava falando, uma nuvem brilhante os cobriu, e dela veio uma voz, que disse: - Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria. Escutem o que ele diz! Quando os discípulos ouviram a voz, ficaram com tanto medo, que se ajoelharam e encostaram o rosto no chão. Jesus veio, tocou neles e disse: - Levantem-se e não tenham medo! Então eles olharam em volta e não viram ninguém, a não ser Jesus. Quando estavam descendo do monte, ele lhes deu esta ordem: - Não contem para ninguém o que viram até que o Filho do Homem seja ressuscitado.
Comentário do Evangelho
A transfiguração de Jesus
Esta cena da transfiguração, junto com a cena do batismo de Jesus e a da crucifixão, é caracterizada por seu estilo apocalíptico, marcado por fenômenos celestiais, com imagens fantásticas e excepcionais. Com esta narrativa fica confirmada a dimensão divina e gloriosa da humanidade de Jesus de Nazaré. É a revelação aos discípulos da nova condição humana, assumida e glorificada pela encarnação do Filho de Deus. Jesus não é o messias poderoso e dominador mas, sim, aquele que resgata a dignidade e a grandeza da condição humana, em tudo que ela tem de justo, bom e verdadeiro. Ao entrarmos em comunhão de amor com Jesus e com o próximo, Deus é glorificado e nos é comunicada a sua vida divina e eterna.
Oração
Pai, que a transfiguração leve-me a confessar Jesus como teu Filho amado, e a reconhecer que sou chamado a expressar o esplendor divino que trago dentro de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!