quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PROJETO "A NOVA PARÓQUIA - COMUNIDADE DE COMUNIDADES NAS RUAS" - PRIMEIRA REUNIÃO

Sobretudo a partir da Conferência de Aparecida, surge um apelo forte para que a estrutura paroquial se simplifique e se aproxime das pessoas, não aguardando sua vinda até a Igreja, mas indo a Igreja até as pessoas. Nossa Conferência Episcopal (CNBB), por dois anos consecutivos vem aprofundando a questão (2013 e 2014).

O que faremos:

Antes de mais nada, percorrer a região de nossa responsabilidade verificando quantas casas existem e preparar uma ficha com seus dados para visitação.

O agente responsável pela rua combinará com os moradores e marcarão para rezar o terço, meditar a Palavra de Deus. Farão isso ao menos uma casa por semana. O agente deverá ficar atento para detalhes como, nascimento, falecimento, procurando informar-se sobre os que não tem ainda os sacramentos e encaminhar para o escritório paroquial e no caso de falecimento, acompanhar a família nesse momento difícil, verificando se a família aceita assistência religiosa, encomendação e acionando o diácono ou ministro extraordinário capacitado. Após o funeral, rezar e acompanhar a família de luto, como era feita antigamente, até a missa de 7º dia.

A intenção é aproximar os moradores da comunidade mais próxima de suas casas com a finalidade de levá-los a participar das missas.

Optaremos, funcionando com eficiência, pela novena de natal e via sacra nas ruas e famílias.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!