quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Esperança cristã não é simples otimismo, diz Papa na catequese

Papa enfatizou que os cristãos aguardam a volta de Jesus, e o tempo de espera deve ser vivido com esperança fervorosa
Da Redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco deu continuidade, nesta quarta-feira, 15, ao ciclo de catequeses sobre a Igreja. Concentrado no tema “A Igreja esposa espera o seu esposo”, o Santo Padre explicou que os cristãos aguardam a volta de Jesus, e esse tempo de espera deve ser vivido com esperança cristã, que não é simples otimismo, mas uma espera fervorosa pela realização do mistério do amor de Deus.
Como de costume, Papa saúda fiéis antes da catequese, na Praça São Pedro / Foto: Reprodução CTV
Como de costume, Papa saúda fiéis antes da catequese, na Praça São Pedro / Foto: Reprodução CTV
A Igreja, explicou o Papa, é o povo de Deus que segue o Senhor Jesus e que vai se preparando, dia após dia, para o encontro com Ele, como uma noiva para o seu noivo. “’E assim estaremos sempre com o Senhor’: essas palavras de São Paulo estão entre as mais belas do Novo Testamento”, disse o Papa. “Palavras simples, mas com uma densidade de esperança muito grande”.
Já o livro do Apocalipse apresenta a Igreja como uma noiva preparada para o seu noivo: a noiva, porém, é apresentada não como simples indivíduo, mas como uma cidade, “a nova Jerusalém”.
Sendo a cidade o símbolo por excelência do relacionamento humano e da convivência, Francisco explicou que, desde já, é possível contemplar todas as nações e povos nela congregados como numa tenda, a tenda de Deus. Nesta cidade, não existirá egoísmo nem prevaricação nem divisão de qualquer gênero – de natureza social, étnica ou religiosa –, mas todos serão um só em Cristo.
Assim, chega-se à plena realização do projeto de comunhão e amor tecido por Deus no decurso de toda a história, disse o Papa. A missão da Igreja é manter acesa e à vista de todos a lâmpada da esperança, que não é simples otimismo. Para um cristão, a esperança é uma espera fervorosa, apaixonada, realização última e definitiva do mistério do amor de Deus.
“Queridos irmãos e irmãs, eis então o que esperamos: a volta de Jesus!”, disse o Papa, perguntando se as comunidades vivem essa espera com atitude calorosa ou de maneira cansada e resignada.
“Estejamos atentos”, exortou o Pontífice, dirigindo-se a Maria, para que ela mantenha o homem sempre em uma atitude de escuta e espera, para participar, um dia, da alegria sem fim, na plena comunhão com Deus. “E assim estaremos sempre com o Senhor”, finalizou o Papa, pedindo que os fiéis repetissem mais três vezes essa frase.

FONTE: http://papa.cancaonova.com/esperanca-crista-nao-e-simples-otimismo-diz-papa-na-catequese/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!