domingo, 22 de setembro de 2013

FESTA DE SÃO VICENTE DE PAULO - HOMILIA DE DOM BENI

O primeiro ensinamento de Jesus é: Deus quer que todos os seres humanos cheguem à salvação. O segundo ensinamento se refere a atitude nossa diante do dinheiro. O dinheiro também pode ser um obstáculo para a pessoa chegar à salvação. Na segunda leitura dessa missa, ouvimos um trecho da primeira carta de São Paulo ao seu discípulo, amigo e companheiro de missão, Timóteo. Nesse trecho que nós ouvimos, São Paulo faz uma afirmação que enche de consolação e esperança os nossos corações. A afirmação é essa: “Deus quer que todos os seres humanos cheguem a salvação e ao conhecimento da verdade.” Portanto Deus nos criou não para a perdição, Deus nos criou para a salvação. Diz São Paulo: “Deus quer!” isto é: é a sua vontade, é o seu projeto que todos os seres humanos cheguem a salvação. Portanto aquele que se salva está fazendo a vontade de Deus. Está realizando o projeto salvifico de Deus. Mas aquele que se condena, está contra a vontade de Deus, está contra o seu projeto salvifico. A afirmação de São Paulo contém ainda uma outra verdade: Deus quer que todos os seres humanos, cheguem ao conhecimento da verdade. Qual é essa verdade? É Jesus Cristo. Ele é o revelador do Pai. Ele revelou a verdade completa sobre Deus. Cristo revelou a sabedoria de Deus e Deus quer que todos os seres humanos conheçam Jesus Cristo porque ele é o mediador da salvação, como afirma São Paulo. E no dia de pentecostes, São Pedro afirmou bem alto: “Em nenhum outro nome no mundo existe salvação a não ser no nome de Jesus Cristo.” Portanto prezados irmãos, todos aqueles que se salvam, quer saibam, quer não, quer tenham consciência desse fato, quer não tenham consciência, salvam-se mediante Jesus Cristo. Aquele que ouve o anuncio do Evangelho e se converte, está colhendo o dom da salvação que Deus nos oferece em seu filho Jesus Cristo, mas aqueles que ouvem o anuncio do evangelho e não querem se converter, querem continuar escravos do mal, do pecado com a própria vida, estão renunciando ao dom da salvação que Deus nos oferece em seu filho Jesus Cristo.

O evangelho contém outro ensinamento muito importante e prático para nossa vida. Cristo diz no final do evangelho aos seus discípulos: “Vós não podeis servir ao mesmo tempo, a Deus e ao dinheiro.” Servir a Deus, irmãos e irmãs significa fazer de Deus o fundamento da nossa vida. Deus é o fundamento de tudo. É o fundamento do universo. O Papa Bento XVI afirmou, referindo-se ao esforço da ciência para explicar a origem do universo. “Sem Deus as contas não se fecham.” Sem Deus nós não podemos explicar a origem do mundo. Ele que é o Criador. Deus é o fundamento da moral da reta conduta humana. Quando a pessoa se esquece de Deus, faz de conta que Deus não existe, a porta fica aberta para os maiores males. É o que nós vemos hoje. Amplos males no mundo, porque as pessoas se esquecem de Deus. Fazem de conta que Deus não existe, levam a vida por conta própria. Deus é o fundamento da nossa vida. Uma vida sem Deus, é uma vida sem fundamento. Hoje nós estamos vendo os males da violência aumentando na família. Está se tornando comum, filhos matarem os próprios pais. Isso é sinal de vida sem Deus. Vida sem fundamento. Vós não podeis servir ao dinheiro. Servir ao dinheiro é fazer do dinheiro, fundamento da nossa vida. É colocar o dinheiro no lugar de Deus. E quantas pessoas fazem do dinheiro, fundamento da vida. Pensam que o dinheiro compra felicidade, amigos, compra amor. O dinheiro não compra felicidade. Quantas pessoas riquíssimas que são infelizes. E quantos pobres, que trabalham para manter dignamente sua família e são felizes. O dinheiro não compra amigos, compra bajuladores. Dinheiro não compra amor. Amor não se vende. Amor não tem preço. Então nós não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Não podeis fazer do dinheiro o fundamento da vida. Colocar o dinheiro no lugar de Deus. Viver em função do dinheiro.

Então qual é a atitude que nós devemos assumir com relação ao dinheiro? Em primeiro lugar, conforme nos mostra o evangelho, ganhar honestamente o seu dinheiro. O empregado de que fala o evangelho, ganhava dinheiro, mas de modo desonesto, agindo contra o seu patrão. Não era um bom administrador. Procurou ganhar amigos, para quando estivesse desempregado, prejudicando o seu patrão. Chamou os devedores: “Você, quanto deve ao meu patrão? – Devo 100 barris de óleo.  -Senta aqui depressa e escreve 50. Desonesto! Chamou outro e perguntou a mesma coisa. – 100 medidas de trigo. -Senta depressa e escreve 50.

Ganhava para administrar os bens do patrão. Prejudicou o patrão para fazer amigos. Isso é ser desonesto.

Na primeira leitura dessa missa o grande profeta Amós, no antigo testamento denuncia o crime daqueles que falsificam as balanças. Peso falso. E vende produtos já estragados por alto preço. Tudo isso é ofensa a Deus.

Então, qual é a nossa atitude diante do dinheiro? Procurar ganhar honestamente e usar o dinheiro para manter dignamente a nossa família na existência. Mais ainda diz Cristo: Usar o dinheiro para realizar boas obras para os pobres. Quem usa o dinheiro para realizar boas obras para com os pobres, diz Cristo: está fazendo amigos não para essa vida, mas para a eternidade. Quem pratica boas obras será acolhido pelos pobres quando chegarem ao céu. Vejam que bela promessa Cristo fez. São Vicente de Paulo, foi justamente aquele que usou o dinheiro que as pessoas lhe davam para realizar boas obras. Não para ele, mas para os outros. Ele foi um bom administrador do dinheiro que vinha às suas mãos para fazer boas obras para com os pobres. Para granjear amigos para a eternidade como diz Cristo. Vamos pois, prezados irmãos e irmãs, gravar profundamente em nossos corações esses dois ensinamentos importantes da palavra de Deus. Deus quer que todos os seres humanos cheguem à salvação. E o segundo ensinamento, usar o dinheiro para realizar boas obras e ganhar amigos para a vida eterna. Amém.

Transcrição da Homilia de Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo Diocesano de Lorena
Na missa da Festa de São Vicente de Paulo
Por Ana Maria R Santos
22/09/2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!