sábado, 13 de abril de 2013

Imagem de João Paulo II será inaugurada neste domingo, na Polônia



DYDailyNews
Estátua de João Paulo II mede 13,8 metros de altura e foi construída em fibra de vidro
Trabalhadores estão dando os toques finais na nova estátua do Papa João Paulo II, que será  inaugurada neste domingo, 14, na Polônia. Seu idealizador a quis construir para recordar às gerações futuras o Papa polonês.

A imagem, com 13,8 metros de altura e toda branca, foi construída em fibra de vidro e será erguida na cidade de Czestochowa, sul da Polônia, onde está o principal destino de peregrinações no país de maioria católica, o mosteiro de Jasna Gora.

Idealizada por um investidor privado, a estátua do Papa polonês mostra-o sorrindo e estendendo suas mãos ao mundo. Na última terça-feira, trabalhadores estavam montando as peças e pintando a imagem, antes da inauguração oficial.

Leszek Lyson, que financiou o projeto, caracterizou o Papa Wojtyla como “um grande bom homem que deu muito para o mundo. Acabou com o comunismo e abriu as fronteiras da Europa, estendendo as mãos às pessoas ao redor do mundo”. Ele acrescentou que o objetivo da imagem, “é fazer as pessoas pararem e refletirem sobre a vida”.

A Polônia tem uma população predominantemente católica. No entanto, estatísticas da Igreja local apontam para uma diminuição de fiéis na participação nas paróquias. Em 1980, 50% dos fiéis compareciam regularmente às suas paróquias. Este número em 2005 para 45%, ano da morte do Papa Wojtyla, e para 41 % em 2010.

A imagem será inaugurada três anos após Lyson ter salvado seu filho de um afogamento e esta também é uma forma de agradecimento.
Karol Wojtyla nasceu em Wadowice, sul da Polônia. Foi eleito Papa em 1978. Ele foi o inspirador do Sindicato Solidariedade, movimento dos trabalhadores poloneses que desafiou pacificamente a ditadura comunista no país e contribuiu para a queda do comunismo no leste europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!