segunda-feira, 21 de maio de 2012

Julia Beck faz uma síntese da liturgia da missa da festa da Ascensão que participou neste domingo às 19h



      A ascensão de Jesus Cristo é considerada festa solene e comemoração eclesiástica dentro do Cristianismo. A elevação de Jesus aos céus e sua posição à direita do Pai são a comprovação de sua exaltação e de seu reconhecimento sagrado como Senhor do céu e da Terra. A plenitude da conclusão missionária de Cristo é um exemplo da aceitação da vontade de Deus e introdução do elo perpétuo entre a divindade e o humano.

      O conjunto dos textos biblicos e salmos liturgicos que compõem esta solenidade religiosa descreve em épocas distintas, concepções particulares dos autores sagrados. Os evangelistas transmitem-nos constatações segundo experiências individuais que se destacam pela riqueza em detalhes e valorização simbólica que evidenciam a veracidade dos fatos.

       O livro dos Atos dos Apóstolos constitui a seguinte narração memorável: Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco que lhes disseram: Homens da Galileia por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu. (At 1,1-11). Através da grandiosidade deste mistério de fé o Senhor convida a todos que o admiram a executarem as missões por ele atribuídas sob o auxílio sagrado da força divina onipotente.

       A contemplação do fenômeno da ascensão solidifica a fé, incentiva a procura pela santidade humana, pelos sentimentos puros e complacentes, pelos atos santos e tolerantes. Enfim, é a busca incessante pela benevolência da carne e do espírito. Assim como Jesus sobe à posição mais alta e assume o lugar que é dele por direito, o homem deve abdicar da ganância, maldade e mediocridade e elevar o melhor de si. Priorizar as boas ações, valorizar o outro e cultivar o relacionamento com o divino, que passa pela vivência com os nossos semelhantes, familiares e principalmente com aqueles que estão sob a nossa responsabilidade educacional – os filhos. É através das qualidades que reafirmamos a presença da trindade santa em nosso corpo e alma vitalícios.

     Ao toque da trombeta o Senhor partiu por entre aclamações ao seu reino original, seus ensinamentos, curas e milagres foram presenciados e registrados pela humanidade, que se despediu de mãos cheias e prometeu dar seguimento aos projetos de amor e paz herdados de um reinado que não terá fim e sobreviverá até os confins da história.




Julia Beck
Pastoral da Comunicação
Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!