terça-feira, 6 de setembro de 2016

Terças Missionárias Igreja em saída. Paróquia em missão.


Caros irmãos e irmãs em Cristo, paz.


Hoje vamos falar sobre a 5ª Urgência da Ação Evangelizadora, segundo o Documento 102 da CNBB, chamado “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, quanto às perspectivas de ação. Essa 5ª Urgência, como descreve o quadro abaixo, chama-se Igreja: A serviço da vida plena para todos.

A Igreja, através de uma pastoral social bem estruturada tem a vocação e a missão de promover, cuidar e defender a vida em todas as suas expressões. O serviço à vida começa pelo respeito à dignidade humana desde a fecundação até a morte natural e segue pelo respeito, pela não discriminação, considerando na pessoa os contextos histórico, social e cultural. Um olhar especial merece a família, lugar e escola de comunhão, primeiro espaço para a iniciação à vida cristã, sendo os pais os primeiros catequistas. Precisa-se intensificar também o empenho na defesa da dignidade das mulheres, das pessoas com deficiência e dos idosos, promovendo a igualdade dos direitos. Essas atitudes testemunham a fé em Jesus Cristo e o compromisso com o Reino de Deus.

Não podemos nos esquecer que crianças, adolescentes e jovens precisam de maior atenção, pois são mais expostos aos ambientes das drogas, do abuso sexual, do tráfico humano e das várias formas de exploração do trabalho. É preciso promover e apoiar a pastoral juvenil, a pastoral do menor e da criança.

Na questão da economia, é necessária a presença evangelizadora nos locais de trabalho, nos sindicatos, nas associações de classe e de lazer. É urgente lutar contra o desemprego e o subemprego, apoiando alternativas de geração de renda.

Uma atenção especial merecem os refugiados: temos visto a situação dos refugiados sírios. É urgente o estabelecimento de estruturas nacionais e diocesanas destinadas a acompanhar e empenhar junto aos organismos da sociedade civil, para que haja uma política migratória que leve em conta os direitos dessas pessoas.

Já no campo da cultura, cabe promover uma sociedade que respeite as diferenças, combatendo o preconceito e a discriminação nos mais diferentes aspectos. A Igreja, como mãe misericordiosa, deve ser a primeira a se interessar pela defesa dos direitos humanos.

No nosso próximo encontro, concluiremos essa 5ª Urgência. Fiquemos durante essa semana refletindo sobre o que já foi mencionado aqui.


  
1.        Igreja em estado permanente de missão

2.        Igreja: Casa da iniciação à vida cristã

3.        Igreja: Fonte de animação bíblica da vida e da pastoral

4.        Igreja: Comunidade de comunidades

5.        Igreja: A serviço da vida plena para todos












Tatiane Bittencourt
Comissão de Festas e Eventos PNSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!