domingo, 28 de fevereiro de 2016

O RISCO DE UMA VIDA ESTÉRIL - MISSA DO 3º DOMINGO DA QUARESMA

O evangelho de hoje nos põe diante do comentário de Jesus sobre a morte de alguns galileus e o acidente da torre de Siloé, quando aproveita para contar a parábola da figueira estéril. Os dois trechos falam da mesma realidade: a necessidade e a urgência da conversão, tema muito acentuado neste tempo da Quaresma.
Os acontecimentos narrados não são castigo de Deus, mas podem ensejar o chamado à mudança de vida. As pessoas que morreram não são mais pecadoras do que as que não foram atingidas pelos fatais infortúnios. Deus não é vingativo nem se alegra com a morte do pecador, mas torce pela sua conversão e vida.
A parábola da figueira estéril revela a misericórdia e a paciência de Deus. Sim, ele aceita a proposta do agricultor e lhe oferece mais tempo para que produza frutos. É tempo de conversão, é tempo de produzir frutos de bondade, de tolerância, de perdão, de paz e de solidariedade.
O grande risco que nos ameaça é uma vida estéril, sem perspectivas, sem aspirações nem avanços. Sem nos dar conta, optamos por caminhos que alimentam o individualismo, a autorreferencialidade: lucrar, acumular, consumir.
A religião deve mudar nosso coração, transformar nossa vida. É muito fácil viver uma religião sem compromisso, uma religião de “mel com açúcar”. Não podemos tornar o projeto de Jesus num cristianismo estéril. Fazemos parte da criação de Deus; por isso, somos chamados a ser também responsáveis por construir um mundo sempre melhor, humano, tolerante e sem ódio. Se não produzimos frutos que enobrecem a vida, somos “figueira estéril”. Aí Jesus nos questiona: que sentido tem estarmos inseridos na obra do criador?
Vivendo a vida cristã de maneira superficial, desfrutamos a graça de Deus sem colaborar com sua obra. Tempo de Quaresma é tempo de conversão!

Pe Nilo Luza, ssp
Texto extraído do Folheto “O Domingo”

28/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!