domingo, 31 de janeiro de 2016

JESUS: PROFETA REJEITADO

No domingo passado iniciamos o caminho com o Evangelho de Lucas, quando Jesus apresentou seu programa de vida e missão. Neste ano, ao longo do tempo comum, caminharemos iluminados por Lucas. Hoje o evangelista nos apresenta o início da missão de Jesus. Com o “hoje se cumpre”, Jesus atualiza a Escritura e a transforma em projeto de vida. Logo na abertura do seu ministério, Jesus já encontra resistência, por causa de sua origem humilde. A rejeição acontece justamente em sua terra natal. Então ele proclama o famoso ditado: “Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”.
O preconceito contra as pessoas por causa de sua origem, parentesco e situação social é muito forte ainda em nossos dias. Assim aconteceu com Jesus e acontece com tantas pessoas na sociedade atual. Costuma-se dar crédito a quem tem bastante estudo, ao que tem poder econômico, ao que é de família nobre.
Não é fácil aceitar a mensagem e o ensinamento de um simples camponês: é mais fácil “lançá-lo fora e jogá-lo no precipício”. Não é fácil acolher um profeta, pois ele nos questiona e nos convida à mudança de vida. Nem sempre estamos dispostos a renunciar a nossas convicções e a nossos projetos.
É fácil aceitar Jesus como milagreiro, poderoso, curandeiro; mas não é fácil aceitá-lo como profeta. O autêntico profeta denuncia as injustiças, a miséria do povo, a concentração da riqueza, o acúmulo do poder político e econômico e convida para a conversão e para a mudança. Ele toca nas causas do sofrimento e da miséria do povo. Jesus é profeta e age como profeta, sem medo de pôr em risco a própria vida. Não está preso a nenhuma facção de influentes e poderosos. Uma Igreja sem profetas está sujeita a ficar indiferente perante o sofrimento do povo e a se acomodar na mesmice.

Pe. Nilo Luza, ssp
Texto publicado no Folheto “O Domingo”

31/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!