quarta-feira, 30 de abril de 2014

Catequese - Francisco retomou, hoje, ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo

catequese_dom do entendimentoPassado o período pascal, Papa Francisco retomou, nesta quarta-feira, 30, o ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo. O foco da reflexão foi o dom do entendimento, o que, segundo o Santo Padre, está intimamente ligado à fé, pois faz ver as situações com a inteligência de Deus, não com a do homem.
“Não se trata da inteligência humana, da capacidade intelectual de ser mais ou menos dotados. Mas é um dom que torna o cristão capaz de ultrapassar o aspecto exterior da realidade para perscrutar as profundezas do pensamento de Deus e do seu plano de salvação”, explicou Francisco.
Logo, o dom do entendimento tem ligação direta com a fé. Francisco explicou que, quando o Espírito Santo habita o coração e a inteligência do homem, cresce a compreensão dele sobre aquilo que Jesus disse e realizou.
Lembrando que o próprio Cristo prometeu que o Espírito Santo recordaria Seus ensinamentos, Francisco citou o episódio dos dois discípulos a caminho de Emaús, no Evangelho de Lucas. À medida que iam ouvindo Jesus explicar, nas Escrituras, que Ele deveria sofrer e morrer para depois ressuscitar, a mente deles se abriu e recendeu a esperança no coração deles.
“É precisamente o que o Espírito Santo faz: abre a nossa mente para entender melhor as coisas de Deus, as coisas humanas, as situações e todas as coisas”.
O Pontífice concluiu destacando a importância desse dom para a vida cristã. “É importante o dom do entendimento para a nossa vida cristã! Peçamos ao Senhor que nos dê essa graça para entendermos, assim como Ele, as coisas que acontecem, e para entendermos, sobretudo, as palavras d’Ele no Evangelho”.
Na saudação aos fiéis presentes na audiência, aos de língua portuguesa disse: “Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente ao Rancho Folclórico de Macieira da Lixa e ao grupo brasileiro de Araraquara. Agradeço a vossa presença e encorajo-vos a continuar a dar o vosso fiel testemunho cristão na sociedade. Deixai-vos guiar pelo Espírito Santo para entenderdes o verdadeiro sentido da história. De bom grado abençoo a vós e aos vossos entes queridos”

fonte: http://papa.cancaonova.com/na-catequese-papa-fala-sobre-dom-do-entendimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!