domingo, 12 de maio de 2013

Redes Sociais é assunto de reflexão para a Igreja


Grande abrangência das redes sociais beneficia a participação dos fiéis para divulgação da mensagem de Jesus e dos valores da dignidade humana
Neste domingo, 12, a Igreja comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Por ocasião desta data, Bento XVI, antes de apresentar renúncia ao Pontificado, publicou uma mensagem, em 24 de janeiro deste ano, ressaltando o papel das redes sociais na evangelização e no desenvolvimento humano.
Bento XVI considerou no texto, o desenvolvimento das redes sociais digitais que, segundo ele, estão a contribuir para a aparição de um novo espaço de socialização, de uma “praça pública”, onde as pessoas partilham ideias, informações e podem ainda ganhar novas relações e formas de comunidade.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA - Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 

O Papa emérito também destacou a grande abrangência das redes sociais, que beneficia a participação dos fiéis neste meio para a divulgação da mensagem de Jesus e dos valores da dignidade humana, promovidos pela doutrina de Cristo.
Contudo, segundo o Papa emérito, as redes sociais são mais que um instrumento de evangelização. Para ele, estas podem ser um fator de desenvolvimento humano. "Por exemplo, em alguns contextos geográficos e culturais onde os cristãos se sentem isolados, as redes sociais podem reforçar o sentido da sua unidade efetiva com a comunidade universal dos fiéis. As redes facilitam a partilha dos recursos espirituais e litúrgicos, tornando as pessoas capazes de rezar com um revigorado sentido de proximidade àqueles que professam a sua fé".
Por fim, Bento XVI, recordou que, sobretudo, o testemunho de vida deve ser igual em todos os lugares onde o cristão estiver, seja, no ambiente virtual ou físico. "Sempre e de qualquer modo que nos encontremos com os outros, somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até aos confins da terra", finalizou.
Em carta às dioceses do Brasil, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, recordou que o Papa Francisco deseja que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa. Segundo ele, os cristãos devem desenvolver cada vez mais uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação.

FONTE: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289228

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!