domingo, 5 de maio de 2013

CRISTO PRESENTE NA COMUNIDADE



O evangelho deste domingo faz parte do discurso de despedida de Jesus. A sua despedida, porém, não significa ausência; ele assegura sua presença mediante a Palavra e o Defensor.

Jesus disse: “Quem me ama guardará minha palavra, o meu Pai o amará e viremos e faremos morada nele”. Quem acolhe e observa sua palavra experimenta a proximidade dele e de seu Pai. Eles virão estabelecer morada com o discípulo, “viverão juntos na intimidade da nova família”. O Vaticano II disse que Jesus está presente na palavra proclamada na celebração. Na Bíblia, “o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro dos seus filhos, a conversar com eles” (DV 21).

A vivencia da palavra se expressa na vivência do amor. Deus se torna presente na comunidade e em cada um de nós mediante o amor. Amar a Jesus é aproximar-se dele para identificar-se com ele e com o seu projeto de vida. O gesto concreto do amor a Jesus expressa-se no amor ao próximo. Cada pessoa que ama torna-se morada de Jesus e do Pai e manifesta a presenta de Deus.

A função do Defensor, do Espírito Santo, é iluminar, animar e dirigir a Igreja de jesus ao longo dos séculos. Por meio dele, Jesus continua a agir entre nós e nos faz entender e testemunhar o seu projeto. O Espírito é quem nos ensina e nos faz recordar o compromisso com jesus e com os irmãos. Ele nos dá força e coragem para continuar a missão na construção do reino de Deus.

O reino de Jesus é um reino de paz e harmonia entre os seres humanos. Todos os que são morada de Deus e amam a Jesus tornam-se construtores da paz, bem messiânico por excelência. A presença do Espírito nos leva a viver e buscar a paz do Ressuscitado. Paz que não é apenas ausência de guerra e de violência, mas é sobretudo o que a palavra hebraica shalom significa: bem-estar, desfrutando o necessário para viver com dignidade, na harmonia consigo, com os outros e com Deus.

Pe. Nilo Luza, ssp
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”
05/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!