sexta-feira, 2 de novembro de 2012

SUPERANDO ETAPAS



A história do ser humano é feita de etapas: gestação, nascimento, crescimento e morte. Alguns não chegam à realização das etapas intermediárias, mas a maioria passa por todas elas.
A passagem de uma etapa a outra nem sempre é tranquila e serena. Muitas vezes é feita de dor e dúvidas. A etapa mais difícil de enfrentar – e que normalmente traz maiores sofrimentos – é a última: a morte.

Deveríamos encará-la com naturalidade, como parte de nosso caminhar, mas a verdade é que – quase todos – a tememos e procuramos adiá-la o máximo possível. Isso é bom sinal, pois indica que gostamos de viver e amamos a vida!

A morte não é um acontecimento instantâneo. Desde que viemos à luz, estamos a caminho da morte. É um processo por meio do qual os órgãos que compõem o nosso corpo, pouco a pouco, vão se tornando cada vez mais fragilizados. Esse caminho é irreversível. Por mais longa que seja – 80 – 100 anos -, a jornada um dia chega ao fim.
Sêneca dizia: “Quando jovem, procurava viver bem: agora que estou velho, procuro morrer bem”. Morrer bem, para ele, é estar “desapegado de tudo que não está destinado à eternidade”.

A visita que neste dia fazemos aos cemitérios revela a admiração pelos antepassados e o cultivo dos laços que nos uniram em vida. Independentemente da religião de cada um, o cemitério sempre foi considerado lugar rico de “sentimentos humanos e cristãos”. Nesse local lembramos o passado, vivemos o presente e imaginamos o futuro. Neste dia de finados, os cemitérios enfeitados com flores e os túmulos cuidados revelam – mais que a morte – a beleza e a esperança da vida.

Na celebração de Finados, mais que refletirmos sobre a morte, somos levados a pensar sobre a vida: o que fazemos dela e com ela, as ações que realizamos e em favor de quem. Padre Vieira dizia que, “no nascimento, somos filhos de nossos pais, na ressurreição, seremos filhos de nossas obras”.

Pe. Nilo Luza, ssp

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”
MISSA DOS FIÉIS DEFUNTOS – 02/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!