segunda-feira, 24 de novembro de 2008

RESUMO DA HOMILIA DO PADRE RODRIGO DESSE DOMINGO - 23/11/2008

Neste domingo foi celebrado o dia do Cristo Rei. É o último domingo do ano
litúrgico. No próximo domingo dará inicio ao advento.

A primeira leitura da Profecia de Ezequiel (34,11-12.15-17) nos fala de um
Deus pastor, que nos diz: "Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e
tomar conta delas. Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada,
enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente e vigiar a ovelha gorda e
forte. Vou apascentá-las conforme o direito".

O Salmo 22 nos diz: O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa
alguma.

Na segunda leitura lemos a primeira carta de Paulo aos Coríntios (1 Cor
15,20-26.28)

O Evangelho proclamado foi segundo São Mateus (25,31-46):
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quando o Filho do homem vier
na sua glória, acompanhado de todos os seus anjos, então se assentará em seu
trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele
separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o
rei dirá aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai!
Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do
mundo! Pois eu estava com fome e me deste de comer, eu estava com sede e me
deste de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e
me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e
fostes me visitar. Então os justos perguntarão: Senhor, quando foi que te
vimos com fome e te demos de comer;? Com sede.....? Então o rei lhes
responderá: 'Em verdade eu vos digo que, todas as vezes que fizestes isso a
um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes!'
Depois o rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Afastai-vos de mim,
malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus
anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com
sede......"

Hoje o Padre Rodrigo iniciou a homilia pedindo a todos que cantassem assim:

Abra o teu coração e deixa Jesus entrar,
Não tenhas medo não, Ele vai te curar.
Jesus te ama em qualquer lugar, não tenhas medo.

Com o tom de voz suave e doce, ele nos faz esta pergunta: De quem é mais
fácil ser súdito: de Jesus ou de um rei tirano?

O reinado de Jesus tem como maior decreto o amor incondicional. Um Rei que
veio para servir, que veio para ajudar. Veio para nos apontar um caminho.

Um Rei que está próximo de nós, que posso falar com Ele a qualquer momento,
em qualquer lugar. Um Rei que se deixa encontrar. Um Rei que não preciso
marcar audiência e nem hora, um Rei que está próximo de nós.
Um Rei que fez da cruz o seu trono e foi coroado com a coroa de espinhos.
Derramou seu sangue para nos lavar de nossos pecados.

O solo do reino de Jesus é a minha e a sua história.

Este é o reino que eu vivo. Aquele que quando tive fome, me destes de comer;
quando estava nu e com frio me oferecestes algo para vestir; quando era um
estranho numa terra estranha, fui acolhida com amor; estava preso e me
visitastes e me destes o consolo necessário; estive doente e fostes me ver,
curando a minha dor e trazendo-me alívio. Este é o reino o qual pertenço.
Este é o reino preparado para mim este é o reino que devo estabelecer no meu
dia-a-dia para os que passarem por mim.

Só sabe governar pessoas quem amam pessoas.

Você é rei no universo onde atua, lembre-se que Cristo estabelece o seu
reino através de você e de mim. Que rei temos sido nós? Na nossa casa, no
trabalho, na rua? Como temos administrado o pouco que Deus nos confiou?

O ano está acabando e é hora de avaliar como foi seu reinado neste ano que
passou!

Estamos prestes a entrar no período do advento, onde iremos preparar nossos
corações para grande festa do nascimento do menino Jesus. Viva esta
realidade. Prepare sua vida, seu coração e também a sua casa, para comemorar
e relembrar a chegada do nosso Rei, Daquele que trouxe a salvação ao mundo.
Não desperdice este momento tão importante da vida de um cristão. Que
possamos agradar a Jesus com nossas simples manifestações de alegria e de
fé!

No ciclo desta aventura, que é a nossa vida, Jesus diz que está cuidando de
nós. Ele nos diz: posso cuidar de você? Posso enfaixar esta perna quebrada?
Posso curar as doenças que te trazem dor? Posso zelar para que você continue
gordinha e forte?

Quando vamos à igreja é porque sabemos que lá encontraremos alguém que irá
nos ajudar nesta caminhada.

Como é bom caminhar com Jesus!

Senhor faça do meu coração o seu trono e da minha vida o seu reino!!!!!

Amém!!!!!!!!!

Rívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!