quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ESCOLA DA FÉ - RESUMO DO ENCONTRO

Na Escola da fé de ontem, 26 de novembro, recebemos o Irmão Rodrigo Tarcha. Salesiano, filosofo, consagrado ao carisma laical, dentro da ordem salesiana.
Falou-nos sobre sermos seguidores de Jesus, sobre afetividade, sobre revelarmos nossos sentimentos ao nosso próximo, principalmente em nossa casa.
O ser humano precisa se abrir, dizer o que sente.
A revelação é uma coisa necessária para nós. Abre nosso coração.
Tarcha nos falou sobre o último Sínodo dos Bispos, que falou sobre a Palavra de Deus e disse que precisamos ler a Bíblia, pois Deus nos fala através dela. Fala também de outras formas, mas não prestamos atenção.
Alberto fecha o encontro dizendo que Tarcha trouxe muita coisa pra gente pensar e um conteúdo extenso. Esse conteúdo todo é por causa do título do capítulo “Vida nova em cristo”, IV capítulo do livro “Sou católico, vivo a minha fé”.
Tudo que o Tarcha disse pra nós é a vida nova em cristo. Quando descobrimos a nossa vivência cristã precisamos dar uma razão, dar um sentido para essa vivência.
O importante do diálogo com Deus, e da vida nova em Cristo implica nesse dialogo constantemente. É claro que a gente dialoga com Deus quando vamos ao sacrário quando rezamos o terço, com nossas ações de caridade, piedade, quando compreendemos os 10 mandamentos, tudo aquilo que está no capítulo do livro, mas efetivamente o dialogo com Deus se dá nas interações que a gente faz entre a gente. Deus está falando com a gente constantemente através do outro, porque Deus está também no outro.
Como o Tarcha nos disse: -Deus é.
E Ele é no outro, então o dialogo só é possível a partir do momento em que eu vejo na minha relação com o outro e que eu veja na minha relação com o mundo a presença de Deus.
Nós temos muitas vezes o hábito de nos dirigirmos a Deus com pedidos, súplicas, mas muitas vezes não nos dirigimos a Deus com perguntas, questionamentos em torno das coisas do nosso dia a dia. De incluir Deus no meu dia a dia, de incluir Deus no outro. Tarcha disse que a vida do outro é a minha oração. Isso é muito sério, muito profundo. Uma forma profunda de oração pode ser a vida do outro, porque é o relacionamento fraterno a expressão humana compreensível desse dialogo com Deus. Então que Deus nos ajude a guardar isso no coração e praticar no dia a dia o que ouvimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!