terça-feira, 30 de agosto de 2016

Terças Missionárias Igreja em saída - Paróquia em missão.



1.        Igreja em estado permanente de missão

2.        Igreja: Casa da iniciação à vida cristã

3.        Igreja: Fonte de animação bíblica da vida e da pastoral

4.        Igreja: Comunidade de comunidades

5.        Igreja: A serviço da vida plena para todos












Caros irmãos e irmãs em Cristo, paz.
Hoje vamos conversar um pouco sobre a Quarta Urgência na Ação Evangelizadora, presente no Documento 102 da CNBB, “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil”.

Igreja: comunidade de comunidades
O discípulo missionário de Jesus Cristo necessariamente vive sua fé em comunidade, tanto em comunhão com os irmãos, como com Deus Trindade. Sem vida em comunidade não há como viver a proposta cristã e comunidade implica convivência.
As paróquias têm importante papel na vivência da fé. Em vista da conversão pastoral que a missão hoje exige, como já exploramos nos textos anteriores, as paróquias necessitam tornar-se cada vez mais comunidades vivas e dinâmicas. Alimentadas pelo pão da Palavra e da Eucaristia, essas comunidades se unem, dando lugar a verdadeiras comunidades de comunidades, cada uma vivendo o seu carisma e assumindo a missão evangelizadora de acordo com a realidade local.
Dois desafios poderão ser encontrados:
1.       Urbanização: a vizinhança não significa necessariamente convívio;
2.       Ambientes virtuais, atrativos em especial para os jovens.

 Devemos ter consciência de que, na ação evangelizadora, nada substitui o contato pessoal. Além disso, para que haja comunidades de comunidades, não se pode haver comunidades fechadas em torno de si mesmas, sem relacionamento com a sociedade em geral, com as culturas, com os demais irmãos de outras religiões.
A experiência comunitária, quando efetivamente vivida à luz da Boa-Nova do Reino de Deus, conduz ao empenho para que a fraternidade e a união aconteçam. O diálogo é o melhor caminho para a boa convivência e o aprofundamento da comunhão. Muitos são os dons, os carismas e as vocações.

 Os carismas são todos presentes que Deus dá à comunidade cristã, para que possa crescer harmoniosa, na fé e no seu amor, como um só corpo, o corpo de Cristo. O mesmo Espírito que dá esta diferença de carismas faz a unidade da Igreja”.
(Papa Francisco)

Tatiane Bittencourt
Comissão de Festas e Eventos PNSA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!