domingo, 3 de abril de 2016

AS CHAGAS DO RESSUSCITADO

No primeiro dia da semana, o Ressuscitado marca presença na comunidade acuada e amedrontada e a convida a abandonar o medo, abrir as portas e ir em missão. As portas fechadas não impedem que Jesus entre, assim como o faz nas comunidades que se reúnem na certeza da sua presença de Ressuscitado.
Mostrando as mãos e o lado chagados, deseja-lhes a paz. Saudação repetida três vezes. Paz é muito mais do que ausência de conflitos. Paz é a vida em harmonia consigo e com os outros, tendo condições necessárias para viver com dignidade. Esta é a primeira missão que os discípulos recebem de Jesus: construir uma comunidade onde as pessoas se respeitem e vivam harmoniosamente, empenhadas na busca de uma vida digna de filhos e filhas de Deus.
Jesus, depois de desejar a paz aos seus, mostra-lhes “as mãos e o lado”, e Tomé deseja pôr os dedos nas feridas para acreditar. A cena é muito significativa: ao mesmo tempo que é visto como incrédulo, Tomé professa grande testemunho de fé: “Meus Senhor e meu Deus”.
Jesus mostrou as chagas, e Tomé deseja vê-las e tocá-las para ter certeza de que o Ressuscitado é o próprio Jesus crucificado. Não é um Cristo fantasioso, inventado, mas é aquele Jesus que morreu na cruz. Tomé não crê num Cristo desligado do Jesus humano que viveu andando nas terras da Palestina e sofreu a paixão.
Isso mostra que havia dúvidas quanto à encarnação de Deus na fragilidade humana, talvez uma dúvida que pairava nas comunidades joaninas. A dúvida de Tomé também deixa transparecer a dificuldade em crer na ressurreição. Para nós hoje, o que significa a ressurreição de Jesus? Há o risco de transformar a fé na ressurreição em simples doutrina, quando deveria ser uma experiência vivida. Se continuamos fechados e trancados dentro de nossas igrejas, é sinal de que a fé no Ressuscitado necessita ser reavivada. Uma fé sólida e convicta nos leva a apontar as feridas que machucam a carne de tantos sofredores.
Pe Nilo Luza, ssp

Texto extraído do folheto “O Domingo” – 03/04/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!