quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Catequese - Papa diz que ministério dos bispos é serviço, não prestígio

Santo Padre refletiu, na catequese de hoje, sobre o ministério episcopal, destacando que os bispos devem servir, assim como fez Jesus
Jéssica Marçal
Da Redação
Francisco destaca que o episcopado não é posição de prestígio, mas uma vocação para servir / Foto: Reprodução CTV
Francisco destaca que o episcopado não é posição de prestígio, mas uma vocação para servir / Foto: Reprodução CTV
Na catequese desta quarta-feira, 5, o Papa Francisco se concentrou no ministério episcopal. Ele voltou a afirmar que a vocação dos bispos é um serviço a toda a Igreja, e não posição de prestígio. Ele também enfatizou a necessidade de união da comunidade ao bispo, que é um sinal da presença do próprio Cristo na Igreja.
Francisco explicou que a Igreja mostra a sua maternidade por meio desses irmãos que receberam o sacramento da ordem e, assim, apoia todos os fiéis no caminho da vida, sobretudo nos momentos mais difíceis. Essa maternidade da Igreja se exprime em particular na pessoa do bispo e no seu ministério.
Da mesma forma como Jesus escolheu os apóstolos e os enviou para anunciar o Evangelho, os bispos são colocados na cabeça das comunidades cristãs como sinal vivo da presença de Deus. “Então, não se trata de uma posição de prestígio, é um serviço. Jesus quis assim”. Não deve haver lugar na Igreja para a mentalidade mundana”, disse, destacando que o episcopado é um serviço, e não um trabalho do qual se vangloriar.
O exemplo para os bispos deve ser o de Jesus, que não veio para ser servido, e sim para servir. Eles devem acolher esse ministério com obediência, pois se trata de algo que não se compra, não se pede, não é para elevar uma pessoa, e sim para que ela se rebaixe, como fez Jesus. “É triste quando se vê um homem que procura esse ofício e que faz tantas coisas para chegar lá, e quando chega, não serve, vive somente para a sua vaidade”
Outro elemento que o Papa comentou foi a unidade. Jesus chamou os apóstolos juntos, para que estivessem com Ele, unidos como uma só família. Também os bispos constituem um único colégio em torno do Papa, que é protetor dessa comunhão que estava no coração de Jesus.
Como exemplo dessa colegialidade, ele recordou o Sínodo sobre a família e pensou em tantos bispos espalhados no mundo, que vivem experiências diferentes, mas se tornam expressão de uma ligação íntima em Cristo e em suas comunidades.
“Isso nos faz compreender porque as comunidades cristãs reconhecem no bispo um grande presente e são chamadas a alimentar uma sincera e profunda comunhão com ele. Não há uma Igreja sadia se os fiéis, os diáconos e os presbíteros não são unidos ao bispo”.

FONTE: http://papa.cancaonova.com/papa-diz-que-ministerio-dos-bispos-e-servico-nao-prestigio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!