quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Papa destaca que a fé não deve ser limitada à esfera das emoções


'Deus não parou nas palavras, mas nos indicou como viver, partilhando da nossa própria experiência, exceto no pecado', destacou o Papa na catequese
O mistério da Encarnação de Jesus. Esse foi o tema central da catequese do Papa Bento XVI com os fiéis na Sala Paulo VI, no Vaticano, nesta quarta-feira, 9. O Santo Padre destacou que a encarnação de Deus e o seu modo de agir são um estímulo para que os homens possam refletir sobre a sua fé, que não deve ser simplesmente emotiva, mas atingir uma concretude.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI – 09/01/2013


O Santo Padre enfatizou que o agir de Deus não se limita às palavras, mas imerge Ele próprio na história humana e assume para si o cansaço e o peso da vida humana.

“Este modo de agir de Deus é um forte estímulo para nos interrogarmos sobre o realismo da nossa fé, que não deve ser limitado à esfera do sentimento, das emoções, mas deve entrar no concreto da nossa existência, deve tocar, isso é, a nossa vida de cada dia e orientá-la também de modo prático. Deus não parou nas palavras, mas nos indicou como viver, partilhando da nossa própria experiência, exceto no pecado”.

Refletindo sobre o significado da palavra “encarnação”, especificamente sobre a expressão “o Verbo se fez carne”, Bento XVI explicou que a salvação trazida por Deus fazendo-se carne toca o homem na sua realidade concreta e em todas as situações em que se encontra.

“Deus assumiu a condição humana para curá-la de tudo aquilo que a separa Dele, para permirtir-nos chamá-lo, no seu Filho Unigênito, com o nome de “Abbá, Pai” e ser verdadeiramente filhos de Deus”, disse.

E sobre a tradição de trocar presentes no Natal, o Papa lembrou que este é um gesto que normalmente expressa afeto com as pessoas mais próximas, mas o verdadeiro e grande presente é o próprio Cristo, Deus que assumiu a condição humana para doar-lhe a sua divindade.

Encerrando seu encontro com os fiéis, Bento XVI convidou todos a meditar sobre a riqueza do Mistério da Encarnação, “para deixar que o Senhor nos ilumine e nos transforme sempre mais à imagem do seu Filho feito homem para nós”. 

FONTE: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288308

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!