sábado, 3 de março de 2012

PALAVRA DO PÁROCO - MARÇO DE 2012


Estimados:

“Eu disse: “confessarei ao Senhor minhas culpas” e tu perdoaste a malícia do meu pecado”(Salmo 32,5)
Caríssimos:
Paz!
Mais uma vez, Deus nos concede a graça de entrarmos no deserto Quaresmal, com todas as suas propostas (jejum, caridade e oração mais profunda)!
Abraçar as propostas deste tempo não é “favor nenhum” pra Deus, mas sim benefício e crescimento para nós batizados. Por isso, quem tem raízes ou quem quer passar a ter, deve abraçar com liberdade esse caminho que desemboca numa vida em plenitude e maturação.
Fazer jejum e abster-se de algo é altamente válido e nos prova que somos capazes de ter controle sobre nós mesmos. Hoje estamos cercados de pessoas descontroladas, que não sabem administrar seus sentimentos e ações e não só se perdem , mas colocam os outros a perder. Os animais, como dizem as Escrituras, por exemplo o cavalo, precisam de freio e cabresto para domarem seus impulsos. Já o ser humano, presenteado com a razão, deveria saber se domar, e com a graça de Deus, lutar, evitando males terríveis para si e seus amados. A abstinência pode ser um “aliado” excelente nesse positivo “controle” de nós mesmos! Experimente, se ainda não está fazendo, este exercício quaresmal.
A caridade deveria ser matéria nossa do ano todo, porém aqui, neste tempo, ao tirarmos algo, nos lembramos de que é preciso reverter em favor de quem sofre alguma privação. E aí nossa atividade ou exercício quaresmal toma formato comunitário. Não só meu “eu”, mas nós como irmãos! O que tiro reverto pra quem não tem alguma coisa.
Oração mais intensa: quanto mais perto de Deus e mais intensa é minha amizade com Ele, mais fácil fica resistir às provações, e mais acessível fica sua misericórdia para me socorrer, caso haja queda. Por isso, o cristão é chamado a rezar um pouco mais, não só para dar conta das propostas do tempo da Quaresma, mas também para ser mais ainda filho no Filho, deste Pai Fortaleza e Misericórdia.
Por fim, quero lhes falar do valor da confissão: os tempos mudaram, as coisas estão diferentes, mas banho é banho e será em qualquer época da vida humana! Assim como nos banhamos e nos preparamos solenemente para um casamento ou festa, a Igreja nos convida a um “caprichado” banho, em vista da festa da Páscoa. Pede-nos (a Igreja) que nos confessemos ao menos uma vez por ano, para a grande e importante festa da Páscoa! Por isso, sobretudo se temos alguma atividade na comunidade, devemos nos preparar e nos revestir de humildade, para nos apresentar diante do sacramento da penitência, que é um verdadeiro banho de misericórdia e recomeço, que nos coloca em condições de irmos para a festa da Páscoa com traje adequado.
O mutirão de confissões em nossa paróquia será no dia 23 de março de 2012, sexta-feira, a partir das 20 horas. Nesta data, a missa que habitualmente celebramos a noite, será realizada às 7 horas da manhã, para que fiquemos totalmente à disposição, na parte da noite, nesta oportunidade de reconciliação. Aqueles que não puderem ir neste dia para as confissões, visite nosso blog: http://infomagnificat.blogspot.com/ (na internet) ou olhem no mural as datas do mutirão de confissões nas demais paróquias de nossa cidade.
Recordo ainda a importante celebração do dia de São José, em 19 de março de 2012, segunda-feira, às 19h. Dentro da Quaresma, a Igreja abre espaço para festejar aquele que na terra assumiu, por adoção, o filho de Deus que veio sofrer e ressuscitar por nós.
Deus abençoe nossa quaresma, e que a Mãe das Dores, companheira de Cristo em seu sofrimento, a Senhora Aparecida, rogue por todos nós!



Lorena, março de 2012.
Pe. Rodrigo Fernando Alves, pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!