
Você já é dizimista?
Na sua casa quantos são também?
O Dízimo é Bíblico! É nosso modo evangélico de expressar nossa gratidão com Deus. Porque não temos como pagar Deus por tudo que ele fez, faz e fará por nós. Não seria hora de você participar da comunidade como dizimista e motivar os demais membros de sua família?
BONS MOTIVOS PARA CONTRIBUIR COM O DÍZIMO
1. Dízimo: reconhecer que tudo é de Deus
Tudo o que somos e temos tem um único dono: Deus. Nós apenas administramos o que Dele recebemos (Gen 1, 26-28).Contribuir com o dízimo é uma atitude de amor de quem é grato a Deus.Contribuir com o dízimo é devolver a Deus uma pequena parte do muito que Ele nos dá.
2. O dízimo é bíblico
Contribuir com o dízimo é cumprir o preceito bíblico de viver o amor, a generosidade com os irmãos. Não foi a Igreja que inventou o dízimo. Ele é a resposta do homem e da mulher à bondade e à misericórdia de Deus.
3. O dízimo é um ato de amor: aproxima-nos de Deus
Contribuir com o dízimo é um ato de consciente devolução a Deus, feito em espírito de fé. É entrega, não só de dinheiro ou de bens, e sim da própria vida, com suas alegrias e tristezas, decepções e esperanças, derrotas e vitórias.O dízimo se torna, deste modo, uma oração, um ato de Amor que agrada a Deus, tornando-se para nós uma fonte de benção.
4. O dízimo é partilha que vence o egoísmo
O amor, a fraternidade, a generosidade e a partilha, encontramos na Bíblia de Gênese a Apocalipse. Contribuir com o dízimo é abrir o coração e a vida, partilhando livremente, com alegria, o que se tem, mesmo quando se tem pouco. Só que é generoso dá o dízimo. O egoísta, por enxergar apenas a si mesmo, não sabe ser grato, nem conhece o valor e a alegria da partilha.
5. O dízimo não é esmola: é dever de justiça
Quem contribui com o dízimo não da um favor à Igreja. Esta, sim, assumindo o seu lugar na comunidade, como membro vivo e responsável.
6. Pelo dízimo ajudamos à Igreja em sua missão evangelizadora
Quem oferta o dízimo, torna-se evangelizador, mesmo que não possa ou não saiba pregar. O ato de contribuir com o dizimo por si, é um ato evangelizador.
7. Dízimo ajuda a formar a comunidade
Contribuir com o dízimo é solidarizar-se com os demais membros da comunidade, com as demais comunidades da Paróquia e com as demais Paróquias da Diocese.O dízimo cria a comunhão fraterna na Família de Deus. Deus é nosso Pai, a Igreja é nossa Mãe e nós somos os filhos. Somos uma família e todos unidos estamos ligados á comunidade, que é a Igreja de Jesus. Isto é missão, e a Dimensão Missionária é uma das dimensões em que o dízimo busca (Num 18,20-32 – ICor 9, 4-14). Nessa dimensão missionária estão o Bispado, Seminários, além dos gastos para evangelização dos missionários, seja o Papa, os bispos, sacerdotes, irmãs, leigos, etc; conforme os dons recebidos de Deus.
8. Dízimo: celebração da vida e da fé
Contribuir com o dizimo é ajudar a manter e cuidar da Igreja, a casa de oração da comunidade (Ne 10,33-40). É com o dinheiro do dízimo que se adquire os vasos sagrados, velas para o altar, as flores, vinho, hóstias, livros, bíblias, sons, folhetos litúrgicos, gastos para manutenção e organização da Igreja (luz, água, telefone, funcionários, etc.) e tudo mais que é necessário para celebrar o culto a Deus.
9. Todas as pastorais dependem do dízimo
O dízimo é uma pastoral. A catequese, a formação dos jovens, a preparação dos agentes de pastoral, coordenadores e lideres comunitários, as diversas atividades que desenvolvem os dons e os colocam a serviço de Deus e dos irmãos, dependem de recursos materiais. O dízimo é quem fornecer estes recursos. O dízimo ajuda a construir a Igreja viva.
10. É do dízimo que os padres, os agentes de pastoral retiram o seu sustento
Contribuir com o dízimo é auxiliar no sustento dos ministros ordenados e pessoa liberadas para o serviço à comunidade. Comunidade consciente é a que se preocupa com os seus padres, religiosos e leigos liberados. Eles tem o direito de receber um salário digno (Lc 10,7 - ICor 9,13-14 – ITim 5,17). Nos itens 8, 9 e 10, encontramos um pouco da Dimensão Religiosa, a qual através do dízimo é atendido.
11. Pelo dízimo, os pobres são assistidos e promovidos
Trata-se da Dimensão Social do Dízimo (Deut 14,22-29 - Deut 26,12-15 - Mt 25,31-46).Contribuir com o dízimo é colocar-se à disposição dos mais pobres, vendo neles o próprio Jesus. Em cada comunidade uma parte do dízimo (10%) ou mais, deve ser destinada em favor dos mais carentes. Eles tem direito ao nosso amor e à nossa solidariedade. Aqui esta o trabalho da promoção humana. Os vicentinos, as casas de abrigos, creches, clube de mães, pastorais da saúde e criança, entre muitas, é quem normalmente realizam esse trabalho.
12. O dízimo suprime as taxas
Contribuir com o dízimo é eliminar o pagamento de taxas por ocasião da administração dos sacramentos. Na medida que o dízimo vem sendo implantado e consegue satisfazer as necessidades da Paróquia, as taxas serão eliminadas, são superadas gradativamente.
PROCURE NOSSO ESCRITÓRIO PAROQUIAL OU OS RESPONSÁVEIS DE SUA COMUNIDADE.
Muito bom ana!
ResponderExcluiròtimo post, temos que conscientizar todos sobre a importância do Dízimo,
Um ótimo dia!!!