terça-feira, 31 de maio de 2016

COMUNIDADE SÃO CRISTÓVÃO REALIZA MISSÃO ESPECIAL PELAS RUAS DO BAIRRO PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA

Saímos em Procissão pelas ruas da Vila dos Comerciários 1 para celebrar os 9 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e homenagear Nossa Senhora, finalizando com Sua Coroação como Rainha do Céu e da Terra!

Valéria Nascimento




















MISSÃO DESSA TERÇA, 31 DE MAIO - DIA DO 9º ANIVERSÁRIO DE NOSSA PARÓQUIA

Seguindo o pedido de nosso Papa, a Paróquia Nossa Senhora sai todas as terças para rezar com as famílias.  Foi sugerido por nosso pároco que nesse dia não aconteça nada na paróquia. É um dia missionário. Cada pastoral é responsável por uma rua da região da paróquia, na matriz e comunidades. A seguir, fotos de algumas ruas.


RUA PARAÍBA


RUA RIO DE JANEIRO



 RUA CEARÁ





 RUA PERNAMBUCO




 RUA WENCESLAU BRÁS


PROJETO TUDO DE COR PRA VOCÊ - TINTAS CORAL - NA COMUNIDADE SÃO DOMINGOS SÁVIO - CECAP


E os trabalhos continuam a todo vapor...
Parabéns Padre Rodrigo Fernando Alves, Rosi, José Ricardo Flores Faria, Luiz Borges, Raimunda Borges, Luciani Alvareli, Rosana Montemor, Professores, Coordenadores, Alunos e Voluntários da Fatea - Cursos de Arquitetura e Urbanismo / Design e tantos outros voluntários, as crianças da Obra Social São Domingos Sávio, Bairro Cecap Alta em Lorena.
Está ficando muito chique!!!
Apoio lindo das Tintas Coral, obrigada

#tudodecorpravoce
#fatea
#tintascoral

Sandra Borges
Fotos: José Ricardo

 













NONO ANIVERSÁRIO DE NOSSA PARÓQUIA - Gratidão a Deus pela Igreja que fomos; pela Igreja que somos.


Hoje, 31 de maio de 2016, nosso coração está em festa. Nossa Paróquia comemora mais um ano de sua criação e temos muito o que agradecer por esses nove anos de uma caminhada rica em fé, trabalho, dedicação, doação e partilha. Comunidade que expressa seu carinho a Nossa Senhora, sob o título de Aparecida e que, por obra do Espírito Santo, se deixa iluminar e agir a partir da sua diversidade. 

Muito mais do que obras físicas foram feitas. Pastorais, movimentos e comunidades deveriam ser estruturadas. E muito se alcançou, graças ao bom Deus e ao coração generoso e dedicado de tantos leigos que atuam com engajamento.
Gratidão ao nosso pároco, que com seu dinamismo, sabedoria e acolhimento, tem se dedicado ativamente desde o início de nossa história como Paróquia. Há nove anos...


Palavras nunca serão suficientes para expressar a gratidão a Deus por todos os momentos destes nove anos de vida de nossa Comunidade como Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Momentos de fácil riso, momentos de tristes perdas, momentos de rica conversão pessoal e pastoral, momentos de trabalho intenso, momentos de desafios, momentos das mais lindas expressões de fé. Momentos...

Nesta rica ocasião, oferecemos nossas preces de agradecimento por tudo o que fomos e por tudo o que somos, e sob a intercessão de nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, pedimos a Deus que continue a olhar por tão viva Comunidade Paroquial.

Parabéns Comunidade.

Parabéns Paróquia Nossa Senhora Aparecida!














Tatiane Bittencourt 

SINAIS DOS TEMPOS E CONVERSÃO PASTORAL



 “Que nos mova o medo de nos encerrarmos nas estruturas que nos dão uma falsa proteção, nas normas que nos transformam em juízes implacáveis, nos hábitos em que nos sentimos tranquilos, enquanto lá fora uma multidão faminta; e Jesus repete-nos sem cessar: ‘Vós mesmos, dai-lhes de comer’ (Mc 6, 37) – Papa Francisco.


Bem-vindos caros irmãos e irmãs em Cristo, paz!



Neste dia festivo, de gratidão a Deus pelos 09 anos de nossa Paróquia, com o coração alegre podemos dizer que nossa Comunidade é missionária.
 Mas ainda temos muito o que avançar. Sempre tem. Neste sentimento de pertença e de esperança de continuarmos avante sempre, e neste ano Santo da Misericórdia, trataremos hoje sobre o capítulo 1 do Documento 100 da CNBB - COMUNIDADE DE COMUNIDADES: uma nova paróquia - A conversão pastoral da paróquia, onde podemos ver a expressão “sinais dos tempos”. E sob qual contexto essa expressão é abrangida? Ela é baseada nos evangelhos de Mateus e Lucas e foi empregada por São João XXIII para nos lembrar que Jesus deu voz e vez aos pobres, às mulheres, aos doentes, aos mais necessitados, e possui uma conotação pastoral, pois aponta para a urgência da ação da comunidade cristã frente às mudanças pelas quais a sociedade passa e os desafios que essas mudanças trazem.
Neste capítulo também vemos a expressão “conversão pastoral”. Ela remete, acima de tudo, a uma renovada conversão a Jesus Cristo: pessoal e comunitária. Há muitos batizados que não fizeram um encontro pessoal com Jesus Cristo. A conversão pessoal e a pastoral andam juntas, pois se fundam na experiência de Deus realizada por pessoas e comunidades.

Apontamos no material anterior que o progresso científico permitiu sim o acesso a tecnologias que auxiliam no nosso dia a dia. Mas com ele veio também uma transformação na ordem do ser humano, o qual precisa construir sua personalidade e sua identidade social para ser visto no mundo atual, o que favorece o individualismo. Desta forma, os vínculos comunitários se enfraquecem, havendo o crescimento da indiferença pelo outro, pelo seu sofrimento, pelo seu modo de viver a vida e as coisas de Deus. Não somente as coisas se tornaram mais descartáveis, mas o ser humano de certa forma também.
 
Vejam o que Papa Francisco fala sobre a “cultura do descartável”, na Evangelii Gaudium:


 “O ser humano é considerado, em si mesmo, como um bem de consumo, que se pode usar e depois jogar fora. Já não se trata simplesmente do fenômeno de exploração e opressão, mas duma realidade nova: com a exclusão, fere-se, na própria raiz, a pertença à sociedade onde se vive, pois quem vive nas favelas, na periferia ou sem poder já não está nela, mas fora. Os excluídos não são explorados, mas resíduos, sobras”.



A busca por curas e por prosperidade propiciou o crescimento de novos grupos religiosos ou aqueles que se declaram sem religião; acreditam em Deus, mas não querem laços de pertença com uma comunidade religiosa. Fiéis católicos frequentam, por vezes, outras formas de cultos, para buscar conforto às suas dificuldades. Falta o testemunho do Evangelho por parte dos cristãos. Não só com palavras, mas com atitudes. Um bom cristão procura ser um bom pai, uma boa mãe, um bom marido, uma boa esposa, um bom filho, um bom vizinho, um bom trabalhador.



TATIANE BITTENCOURT