domingo, 31 de março de 2013

JESUS RESSUSCITOU!




O evangelho deste domingo inicia-se com as palavras “no primeiro dia da semana”. Isso exprime a nova realidade que começa com a ressurreição de Jesus, a nova criação que principia. A Páscoa é o começo de um novo tempo, a passagem de um modo de viver para outro melhor; é sair da situação de pecado e escravidão até chegar a terra da promessa, onde a vida floresce. No evangelho de hoje, os verbos de movimento – ir, correr sair, entrar – dão justamente essa ideia. A vida nova que brota da ressurreição não sobrevém de forma mágica, mas é algo que buscamos e queremos construir, iluminados e fortalecidos pela luz do Ressuscitado.

Sabemos que custa muito viver como “ressuscitados”, aceitar converter-nos em novas criaturas. Maria Madalena madrugou, correu e atingiu o objetivo. Ao anunciar a boa-nova, produziu dinamismo em Pedro e no “outro discípulo”. Ela também é símbolo da nova comunidade que ainda não acredita muito, mas não se acomoda diante das dúvidas e incertezas e por isso vai em busca de esclarecimento e solução.

Os poderes da morte tentam sufocar a vida, matando seu defensor mas a vida venceu a morte, enchendo de alegria e esperança a comunidade cristã. Apesar disso, a morte continua agindo até que “tudo seja cumprido”. O pecado acompanha a humanidade no decorrer da história.

Por outro lado, quem crê na ressurreição, quem procura remover a pedra que esconde os sinais da ressurreição e se dispõe a acreditar no “horizonte do aparentemente impossível”, torna-se agente de mobilização, rechaçando a realidade desumanizadora e promovendo um mundo melhor para todos.

A ressurreição de Jesus mostra a vida ressurgindo como valor supremo e universal, superando todas as barreiras que a limitam e mutilam. Cristo, com a ressurreição, entrega-nos um mundo novo e nos recomenda não retornar ao passado, mas cortar os vínculos com o velho mundo de egoísmo, divisões e intolerância.

Pe. Nilo Luza, ssp
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"
31/03/2013