domingo, 30 de setembro de 2012

DIA DE SÃO JERÔNIMO - DIA DA BÍBLIA - 30 DE SETEMBRO DE 2012





















FESTA DE SANTA TERESINHA - COMUNIDADE SANTA TERESINHA - PARQUE ÁGUAS DO BARÃO



























FOTOS ALINE MARIANO
PASCOM PNSA

SENHA DO DIA 30 DE SETEMBRO DE 2012


Bom dia !!

A partilha é um compromisso muito mais totalitário do que esmolas e doações caritativas.
É colocar à disposição do outro tudo o que sou e o que tenho.
Se todos os membros de uma comunidade tem esse compromisso, esta se torna como aquela dos primeiros cristãos, de quem se dizia: "Eles tem tudo em comum e ninguém diz ser seu aquilo que possui. E não há indigentes entre eles."
Essa partilha vai muito mais além dos bens puramente materiais. A partilha é feita a nível intelectual, cultural e espiritual. Inclui também os talentos de cada um, suas idéias e sentimentos.
A alegria quando partilhada se multiplica e a dor é aliviada.
Posso testemunhar a vocês que já vivi, e até hoje experimento, esse tipo de partilha.
Viver assim não nos faz apenas ser felizes, faz-nos experimentar como se vive no Paraíso.
Para hoje, dia 30 de Setembro 2012:

" COMPARTILHAR AS ALEGRIAS E AS DORES DO OUTRO "

Abraços,
Apolonio

São Jerônimo - 30 de Setembro


São JerônimoNeste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras": São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo".

Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na "Cidade Eterna", Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado.

Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.

Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o "Dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.

São Jerônimo, rogai por nós!


Dia Litúrgico: Domingo XXVI (B) do Tempo Comum)


Evangelho (Mc 9,38-43.45.47-48): João disse a Jesus: Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava conosco. Jesus, porém, disse: Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor. Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.

E quem provocar a queda um só destes pequenos que crêem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado ao inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga.
Comentário: Rev. D. Valentí ALONSO i Roig (Barcelona, Espanha)
Ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim
Hoje, conforme ao modelo atual de quem faz televisão, contemplamos a Jesus colocando vermes e fogo ai aonde devemos evitar ir: o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga. (Mc 9,48). É uma descrição do estado que pode ficar uma pessoa quando não dirigiu a sua vida aonde queria. Poderíamos compará-lo ao momento em que, dirigindo nosso carro, tomamos a estrada errada, pensando que vamos bem e, vamos a parar em algum lugar desconhecido, sem saber onde estamos e onde não queríamos estar. Deve-se evitar ir, seja como for, mesmo que tenhamos que nos desprender de coisas aparentemente irrenunciáveis: sem mãos (cf. Mc 9,43), sem pés (cf. Mc 9,45), sem olhos (cf. Mc 9,47). É preciso querer entrar na vida ou no Reino de Deus, mesmo nem que seja sem algo de nos mesmos.

Possivelmente, este Evangelho nos leva a refletir para descobrir o quê temos, por muito nosso que seja, que não nos permite ir a Deus, e ainda mais, que nos distancia dele.

Jesus mesmo, nos orienta para saber qual é o pecado no que nos fazem cair nossas coisas (mãos, pés e olhos). Jesus fala dos que escandalizam aos pequenos que nele crêem (cf. Mc 9,42). Escandalizar é distanciar alguém do Senhor. Por tanto, valoremos em cada pessoa a sua proximidade com Jesus, a fé que tem.

Jesus nos ensina que não faz falta ser dos Doze ou dos discípulos mais íntimos para estarmos com Ele: Quem não é contra nós, está à nosso favor, (Mc 9,40). Podemos entender que Jesus salva tudo e dá gato por lebre. É uma lição do Evangelho de hoje: há muitas pessoas que estão mais perto do Reino de Deus do que pensamos, porque fazem milagres em nome de Jesus. Como confessou Santa Teresinha do Menino Jesus: O Senhor não me poderá premiar segundo minhas obras (...). Pois bem, eu confio que me premiará segundo as suas.

sábado, 29 de setembro de 2012

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael - 29 de Setembro


Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e RafaelCom alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus",restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!


Dia Litúrgico: 29 de Setembro: Os santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


Evangelho (Jn 1,47-51): Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade! Natanael disse-lhe: De onde me conheces? Jesus respondeu: Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi. Natanael exclamou: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! Jesus lhe respondeu: Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas. E disse-lhe ainda: Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
Comentário: Cardenal Jorge MEJÍA Arquivista e Bibliotecário de la S.R.I. (Città del Vaticano, Vaticano)
Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!.
Hoje, na festa dos Santos Arcanjos, Jesus manifesta aos seus Apostoles e a todos, a presença dos seus arcanjos e, a relação que com Ele mantêm. Os anjos estão na glória celestial, onde louvam perenemente ao Filho do homem, que é o Filho de Deus. O rodeiam e estão ao seu serviço.

Subir e descer nos lembra o episódio do sono do Patriarca Jacob, quem dormindo sobre uma pedra durante sua viagem à terra de origem de sua família (Mesopotâmia), enxerga aos anjos que descem e sobem por uma misteriosa escada que une o céu e a terra, enquanto Deus mesmo está de pé junto dele e lhe comunica sua mensagem. Reparemos a relação entre a comunicação divina e a presença ativa dos anjos.

Desse modo, Gabriel, Miguel e Rafael aparecem na Bíblia como presentes nas vicissitudes terrenas e levando aos homens -como nos diz São Gregório Magno- as comunicações, por meio de sua presença e, a suas mesmas ações, que mudam decisivamente nossas vidas. Chamam-se, precisamente arcanjos, príncipes dos anjos, porque são enviados para as missões mais importantes.

Gabriel foi enviado para anunciar a Maria Santíssima a concepção virginal do Filho de Deus, que é o princípio de nossa redenção (cf. Lc 1). Miguel luta contra anjos rebeldes e os expulsa do céu (cf. Ap 12). Nos anuncia, desse modo, o mistério da justiça divina, que também exerceu-se em seus anjos quando rebelaram-se e, dá-nos a segurança de sua vitória e a nossa sobre o mal. Rafael acompanha a Tobias júnior, o defende e, o aconselha e cura finalmente ao pai Tobit (cf. Tob). Por essa via, nos anuncia a presença dos anjos junto a cada uno de nós: o anjo que chamamos da Guarda.

Aprendamos desta celebração dos arcanjos que sobem e descem sobre o Filho do homem, que servem a Deus, mas lhe servem em nosso benefício. Dão glória à Trindade Santíssima e, o fazem também servindo-nos. Em conseqüência, vejamos que devoção lhes devemos e, quanta gratidão ao Pai que os envia para nosso bem.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ESCALA DO MÊS DE OUTUBRO/2012 - LEITORES E ACOLHIDA


PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA - DIOCESE DE LORENA/SP

Dia 03 – quarta-feira – 19h00 - 1º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA


Comentarista:  SARA LÚCIA
Leitura:  SANDRA PEREIRA
Oração da Assembléia: FESTEIROS

Acolhida / Fazer coleta/ Marcar intenções: IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Cuidar do Ofertório: FESTEIROS


Dia 04 – quinta-feira – 19h00 - 2º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 


Comentarista: DEBORAH

Leitura: EUNICE

Oração da Assembléia: FESTEIROS
Acolhida / Fazer coleta/ Marcar intenções: IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Cuidar do Ofertório: FESTEIROS

Dia 05 – sexta-feira – 19h00 - 3º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 


Comentarista: TERESA

Leitura: ARUSA

Oração da Assembléia: FESTEIROS
Acolhida / Fazer coleta/ Marcar intenções: IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Cuidar do Ofertório: FESTEIROS

Dia 06 – sábado – 19h00 - 4º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 


Comentarista: VALERIA

Leitura: RICARDO ALEXANDRE

Oração da Assembléia: FESTEIROS
Acolhida / Fazer coleta/ Marcar intenções: IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Cuidar do Ofertório: FESTEIROS

Dia 07 – domingo – 19h00 - 5º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 


Comentarista: ANA LÚCIA

1ª Leitura: LUCIANA FREIRE
2ª Leitura: MARIA RITA

Oração da Assembléia: FESTEIROS
Acolhida / Fazer coleta/ Marcar intenções: IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Cuidar do Ofertório: FESTEIROS

Dia 08 – segunda-feira – 19h00 - 6º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 


Comentarista: GIOVANA

Leitura: SARA LUCIA

Oração da Assembléia: FESTEIROS
Acolhida / Fazer coleta/ Marcar intenções: IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Cuidar do Ofertório: FESTEIROS

Dia 09 – terça-feira – 19h00 - 7º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA


Comentarista: ALINE
Leitura: REGINA CELIA 
Oração da Assembléia: FESTEIROS
Entregar folhetos / Fazer coleta/ Marcar intenções: IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Cuidar do Ofertório: FESTEIROS

Dia 10 – quarta-feira – 19h00 - 8º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA


Comentarista: LUIZ

Leitura: LUCIANA

Oração da Assembléia: FESTEIROS

Acolhida / Fazer coleta/ Marcar intenções: IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Cuidar do Ofertório: FESTEIROS


Dia 11 – quinta-feira – 19h00 - 9º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 


Comentarista: SANDRA

Leitura: NAIR DE FATIMA

Oração da Assembléia: FESTEIROS
Acolhida / Fazer coleta/ Marcar intenções: IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Cuidar do Ofertório: FESTEIROS


Dia 12 – sexta-feira – 10h – MISSA SOLENE DO DIA DA FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 


Comentarista: RICARDO

1ª Leitura: AILTON

2ª Leitura:ANTONIA 
Oração da Assembléia: FESTEIROS

Entregar folhetos/fazer coleta/ marcar intenções: IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA 

Cuidar do Ofertório: FESTEIROS


12 – sexta-feira – 18h – PROCISSÃO COM SAÍDA DA COMUNIDADE DE SANTA TEREZINHA RUMO A MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA, LOGO APÓS MISSA DE ENCERRAMENTO DA FESTA


Comentarista: ARUSA

1ª Leitura: SARA LÚCIA

2ª Leitura: VALÉRIA
Oração da Assembléia: RICARDO ALEXANDRE

Entregar folhetos/fazer coleta/ marcar intenções:  TATIANA / FERNANDO / LUZIA MARIA / ISABEL CRISTINA

Cuidar do Ofertório: FESTEIROS





ACOMPANHANDO AS OBRAS - COBERTURA DA ÁREA EXTERNA DA MATRIZ NOSSA SENHORA APARECIDA - PERGOLADO

Graças a Deus primeiramente, graças ao trabalho incansável de nossos festeiros, de nossas pastorais e movimentos e dos benfeitores de nossa paróquia, estamos chegando ao fim de mais uma obra.
Na próxima quarta-feira, 03 de outubro iniciamos nossa novena e com a Matriz um pouco maior para acolher melhor nossos irmãos.
Deus continue nos abençoando na edificação de sua casa. Nossa missão não é só material, mas principalmente, espiritual.
Você é convidado a participar de nossa novena.
Veja a imagem de Nossa Senhora Aparecida à esquerda de seu vídeo. 
Clique e acompanhe. Participe!!!!!!!!!!!!!