quinta-feira, 18 de março de 2010

Quinta-feira, 18 de março de 2010


São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Doutor da Igreja (Memória facultativa).



Primeira leitura: Êxodo 32, 7-14.
Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniqüidade do teu povo.
Salmo responsorial: 105, 19-23.
Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com o vosso povo!
Evangelho: João 5, 31-47.
Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.


O evangelho de hoje é uma continuação do tema da autoridade de Jesus para realizar trabalhos no sábado e a legitimidade de sua pessoa e suas ações. Primeiro, porque há um testemunho humano que o respalda; embora não seja o único nem o definitivo, deve-se ter em conta o testemunho de João. Segundo, há testemunhos na própria Escritura, e sua base principal é Moisés; e, terceiro, o testemunho que está acima de todos: o testemunho do próprio Deus, que o enviou e cujas obras são obras de Deus.

De acordo com isto, os que escutam a Jesus são suficientemente bem informados para rejeitá-lo ou para aceitá-lo e, em todo caso, eles são os únicos responsáveis de seu próprio juízo. Há uma expressão muito interessante entre todas as que Jesus dirige aos judeus: "vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna.

Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida". Não é suficiente, portanto, estar no centro da fonte da vida, é necessário estar consciente e aceitar que essa fonte é a nossa vida.

FONTE: PORTAL CLARET
MARCADOR: LITURGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!