domingo, 7 de junho de 2009

MISSA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

TRINDADE, COMUNIDADE DE AMOR

Na celebração da Santíssima Trindade, a liturgia propõe o final do Evangelho de Mateus, texto missionário em que Jesus ressuscitado encarrega os discípulos de continuar sua atividade.
A Trindade, perfeita comunidade de amor, é o modelo para todos os seguidores de Jesus, que têm no mundo a missão de constituir comunidades acolhedoras, onde se vive o amor fraterno.
Daí que Jesus envia os discípulos, e a nós hoje, com a missão de fazer de todas as pessoas discípulos por meio do batismo em nome da Trindade. O batismo, que insere os filhos de Deus na comunidade cristã, ao ser feito em nome da Trindade santa, recorda a cada cristão que a unidade de amor existente em Deus é desafio a perseguir aqui nesta terra. E isso só é possível porque, por força desse mesmo batismo, em nós habitam o amor do Pai criador, o exemplo e a graça do Filho salvador e a força animadora do Espírito santificador, Espírito que nos permite recordar e atualizar hoje o que Jesus fez e falou há 2 mil anos.
É o Espírito, também, que nos impele a seguir o mandato de Jesus de ensinar a todos a observar tudo o que ele falou, começando com o exemplo e a coerência da própria vida. O mesmo Espírito, aliás, que nos mantém na certeza de que a Jesus foi dada toda a autoridade e de que ele estará conosco até o fim dos tempos...
Celebrar a Trindade, portanto, é celebrar a perfeita comunhão de amor de Deus. É celebrar nossa própria missão, pois, pelo batismo, somos marcados pelo selo do amor de Deus trino, com a vocação de vivenciar em comunidade o amor divino, acolhendo e integrando a todos. Este é o caminho: o amor que está em Deus estará também em nós à medida que levarmos adiante nossa missão em comunidade propondo gratuitamente a todos a vida nova por nós assumida por força do batismo, que nos insere na dinâmica de amor da Trindade.

Pe Paulo Bazaglia, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!