quarta-feira, 17 de junho de 2009

Bento XVI fala sobre São Cirilo e São Metódio


O Papa Bento XVI encontrou-se nesta quarta-feira com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, para a audiência geral. Em sua catequese o Pontífice deteve-se sobre os co-padroeiros da Europa, São Cirilo e Metódio.

São Cirilo nasceu em 826 na Tessalônica, na Grécia. Recebeu uma formação humanista e muito jovem foi ordenado sacerdote. Pouco depois seu irmão Metódio abandonou o mundo para seguir a vida monástica.

Bento XVI ressaltou na audiência de hoje que São Cirilo seguiu seu irmão num retiro espiritual no monte Olimpo, em Bitínia, na Turquia. Dez anos depois os dois iniciaram uma grande tarefa missionária, primeiro em Criméia e depois em Morávia, na República Tcheca.

Cirilo e seu irmão Metódio se encarregaram da missão em Morávia, pois eram os únicos com suficiente conhecimento da religião e das línguas eslavas. Eles difundiram a Boa Nova e celebraram a liturgia em língua eslava. Depois eles vieram a Roma e obtiveram a aprovação do papa Adriano II para usar a língua eslava na evangelização.

Cirilo adoeceu e faleceu em Roma no ano 869. Seu irmão Metódio regressou à Morávia e se dedicou a formar um grupo de discípulos, que continuaram, após a sua morte o trabalho missionário na Bulgária.

No final da audiência de hoje o papa saudou os peregrinos de língua portuguesa e concedeu a todos a sua bênção apostólica.

FONTE: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!